Criatividade é essencial em meio à crise, dizem CEOs de agências de publicidade
Marcos Quintella, CEO do Grupo VMLY&R no Brasil, e Filipe Batholomeu, CEO da AlmapBBDO, avaliam o cenário econômico do setor
Para Marcos Quintella, CEO do Grupo VMLY&R no Brasil, holding das agências VML e Y&R, e Filipe Batholomeu, CEO da AlmapBBDO, a criatividade será a chave para a retomada do mercado de comunicação no país após o período de pandemia do novo coronavírus. A avaliação foi feita durante debate na CNN nesta quinta-feira (7).
“Acho que a criatividade será a ferramenta principal para a retomada. A criação tem uma linguagem e responsabilidade diferente. Qual linguagem você usa para um cenário como este? Então assim, temos que ter uma criatividade cirúrgica neste momento pois é uma questão de prioridade. Uma criação fora da pandemia é mais solta. Entretanto, agora nós temos que ter este cuidado. E concordo com o Filipe em relação ao fazer e depois aparecer e é isso que fazem empresas com boa comunicação”, explica Marcos.
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Filipe também avaliou a importância da efetividade da comunicação em um periodo como este. “O Brasil é um país muito criativo não só na propaganda. A criatividade está sendo sufocada pela distância das pessoas e coloco aqui a nossa possibilidade de se reinventar e se adaptar. Como a gente produz um comercial estando confinados? Nós fizemos dois agora de forma ‘in house’. Então acredito que a criatividade que vai nos ajudar neste momento a fazer diferente e a sermos originais. Isso que temos que buscar agora”
Questionados sobre o que mudou no mercado antes e depois da crise causada pela doença, Marcos e Filipe também concordaram que a comunicação se tornou ainda mais essencial.
“Todas as indústrias, marcas e agências estão com o mesmo brienfing, mesmo desafio complexo na mesa por isso devemos tratar o assunto com muita seriedade. Se colocarmos uma perpesctiva histórica, nós vamos perceber que a sociedade moderna tem uma obsessão pelo controle, que é justamente o ataque frontal à Covid-19. As pessoas, as órgãos públicos não estão controlando mais nada e estão tendo dificuldades com isso”, explica Filipe.
“Nosso setor já vinha em crescimento desde 2019 e este ano o cenário era muito positivo e promissor. Infelizmente não só no Brasil como também no planeta inteiro tivemos essa pandemia. Mas a gente, como em todos os setores, estamos tentando nos reiventar tentando entender quais são as prioridades da comunicação, não só da propaganda. E a prioridade de todos os setores continuam as mesmas: salvar vidas em primeiro lugar e as indústrias têm que ficar atentas ao seu produto e à sua marca pois a médio e curto prazo isso será fundamental para salvar vidas de uma outra forma, através da manutenção de empregos”, conclui Marcos.

*Correção: Ao final do vídeo, a âncora Mari Palma informou erroneamente que Filipe Theodoro era CEO da Y&R e o Marcos Quintela CEO da AlmapBBDO. Pedimos desculpas pelo equívoco.