Regulador da Alemanha amplia investigação sobre Facebook e Oculus

A mudança ocorre após uma legislação estabelecer novas regras para empreendimentos de importância fundamental para a concorrência entre os mercados

O regulador antitruste da Alemanha disse nesta quinta-feira (28) que está ampliando o escopo de sua investigação contra o Facebook, relacionada à ligação entre seus produtos da marca de realidade virtual Oculus e a plataforma de mídia social.

A mudança ocorre após uma legislação entrar em vigor no início do mês estabelecendo novas regras para “empreendimentos de importância fundamental para a concorrência entre os mercados”, disse a Agência Federal de Cartéis em comunicado.

“Um ecossistema que se estende por vários mercados – posição quase incontestável de poder econômico – é particularmente característico”, disse o chefe do órgão, Andreas Mundt.

 

“Em vista da forte presença do Facebook e suas unidades WhatsApp e Instagram, tal posição pode ser considerada existente. Este é o primeiro caso em que colocamos as novas disposições em uso”, acrescentou.

Embora a supervisão antitruste na União Europeia esteja principalmente nas mãos de seu executivo com sede em Bruxelas, Mundt adotou uma abordagem ativista em relação ao Facebook e o que considera um abuso de seu domínio de mercado.

Mundt emitiu uma ordem em fevereiro de 2019 para limitar a coleta de dados de usuários pelo Facebook, desencadeando uma batalha judicial prolongada que continua em andamento.

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